Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Gestão (in)sustentável: 4 imagens sobre as contas e a transparência na OAB-BA

há 8 anos

A gente aprende desde cedo que todo processo justo deve ser transparente e aberto. Administrar exige habilidade de gerir recursos e alocá-los de forma produtiva, ética e mais do que tudo transparente. Os jovens advogados compreendem bem a importância da administração responsável e sustentável. Com a Ordem deve ser assim também, mas não parece ser isso que está acontecendo.

É o que podemos ver, por exemplo, nessas imagens abaixo.

1. Mais de R$ 3.000.000 de despesas com terceiros

4 imagens sobre a prestao de contas e transparncia na OAB-BA

Quem são os terceiros aqui referidos? Um grande problema é que quando se generaliza não podemos identificar a regularidade e nem acompanhar a sustentabilidade e necessidade dos gastos. É por isso que é importante ter transparência e clareza com os gastos, para que não tenhamos dúvidas sobre como nossa anuidade é gasta.

2. Diligência para esclarecimentos do déficit orçamentário

Análise técnica da Controladoria do Conselho Federal pediu que fossem esclarecidos, no prazo de 15 (quinze) dias, alguns pontos sobre das contas apresentadas e sobre o déficit orçamentário de mais de dois milhões de reais.

4 imagens sobre a prestao de contas e transparncia na OAB-BA

3. Advertência sobre possível rejeição de contas

O Conselho alertou a Ordem dos Advogados da Bahia sobre a jusrisprudência que entende que o déficit orçamentário é motivo para rejeição de contas, além de outros motivos como falta de repasse de verbas, entre outros.

4 imagens sobre a prestao de contas e transparncia na OAB-BA

4. OAB-BA recebe notificação de decurso do prazo para esclarecimentos

Advogados não podem perder prazo, muito menos a Ordem dos Advogados, ainda mais quando se trata de algo relevante para a administração e para a defesa da integridade da organização que pode sofrer intervenção caso não seja solucionado o problema.

4 imagens sobre a prestao de contas e transparncia na OAB-BA

É importante que os advogados baianos estejam atentos e busquem explicações sobre estas ocorrências para que preservemos nossa instituição equilibrada, sustentável e sempre construindo o melhor para todos os advogados do estado, sem que passemos por situações difíceis no futuro próximo. Cobrar transparência e responsabilidade dos gestores, é isto que precisamos fazer.

  • Publicações9
  • Seguidores210
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações403
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestao-in-sustentavel-4-imagens-sobre-as-contas-e-a-transparencia-na-oab-ba/259572510

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)