Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Mortos-vivos invadem a OAB-BA: advogados mortos estão aptos a votar?

Você está por dentro das regras das eleições OAB-BA ou de sua Seccional?

há 8 anos

Aziz Maron faleceu em 1972, provavelmente não paga a sua anuidade desde então, mas, misteriosamente, mesmo morto, apareceu na lista dos advogados aptos para a votação do dia 25 de novembro, eleições para a Seccional baiana da OAB. Diversas outras situações semelhantes aconteceram. Como assim?

A denúncia sobre a possível falha no sistema eleitoral foi feita pela advogada Jurema Cintra em seu blog e repercutiu na mídia do estado da Bahia. A OAB-BA garante que não há nenhum problema de haver fraude, pois no momento da votação é preciso levar documentos de identificação.

Além disso, a OAB-BA informou que os nomes dos falecidos só são retirados após pedidos da família.

Mortos-vivos invadem a OAB-BA advogados mortos esto aptos a votar

Você conhece as regras das eleições para OAB? Aproveite para conhecer e verificar se está ou não apto a votar.

O voto é obrigatório?

Sim. Pelo Regulamento Geral (art. 134), o voto é obrigatório para todos os inscritos na OAB.

O que acontece se o advogado não vota?

Caso o advogado não vote é cobrada uma multa equivalente a 20% (vinte por cento) do valor da anuidade.

É possível justificar a ausência?

Sim. A justificativa deve ser por escrito e será apreciada pelo Conselho Seccional.

É preciso estar em dia com a anuidade?

Sim. Somente os advogados em dia com a sua contribuição com a OAB podem exercer o direito do voto.

Quais documentos devo levar no dia da votação?

Para a votação apenas basta a sua carteira profissional e o comprovante de quitação com a OAB.

É possível votar em trânsito?

Não. Somente é possível votar no local designado, segundo o Regulamento geral (Art. 134, § 5º).

Advogados com mais de uma inscrição podem escolher onde votar?

Os advogados com inscrição suplementar podem optar onde irão votar, desde que comuniquem ao Conselho Seccional da inscrição principal.

Ainda é possível regularizar a minha situação para poder votar?

Não. A regularização da situação financeira apenas é permitida até 30 dias antes da data da votação, o que seria dia 25 de outubro, para os advogados baianos (Provimento n. 146/2011-CFOAB).

Se você está em dia com a OAB-BA não deixe de participar, seu voto é muito importante para os rumos da Ordem dos Advogados e da Advocacia.

Conheça as propostas da Força Jovem da Advocacia Baiana e do advogado Carlos Rátis para transformar a advocacia, clique aqui. E não se esqueça, é dia 25 de novembro!

Acompanhe nossa página no Facebook

  • Publicações9
  • Seguidores210
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações792
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mortos-vivos-invadem-a-oab-ba-advogados-mortos-estao-aptos-a-votar/257454201

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente informações ... agrega muito e deixa transparente e leve o saber. Parabéns. continuar lendo

Eu acho que a coisa, com a repercussão na mídia, tomou um rumo diferente do correto. Fala-se em fraude; suspeita-se que poderia haver fraude nas eleições; mas não faz sentido já que o próprio texto explica que não dá para outra pessoa votar no lugar de outro. Ora, é simples: estes "mortos vivos" estão com a anuidade em dias? Não, então não podem votar e não irão.

Estamos diante de um cadastro obsoleto e não de uma possível fraude nas eleições. Olha aí uma proposta para o vencedor da eleição: promover um recadastramento. Não compareceu pra recadastrar e atualizar o sistema é retirado do quadro de advogados da OAB. continuar lendo

Oi, Wagner! Obrigado pelo comentário.

Sim, com certeza, pelo menos a documentação e identificação são formas de barrar irregularidades. Mas quem pagou as anuidades desses candidatos ainda é um mistério, já que para entrar na lista de aptos é requisito estar com os pagamentos em dia. Seguiremos firme e fiscalizando.

Um abraço! continuar lendo

Muito simples.....Alguem com interesse..paga anuidade dos?????.....e "compram" as carteiras........deles...isso acontece discaradamente nas eleições com as famosas urnas eletronicas.........só estou abrindo uma possibilidade real..... continuar lendo

Mesmo com as anuidades em dia o voto é presencial e com apresentação de documento. Portanto acho que não há fraudes. E também tem de verificar se a família do morto encaminhou a Certidão de Óbito para dar baixa na inscrição da OAB. continuar lendo